quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EU QUERO CORRER!!


O verão está chegando e com ele é comum as pessoas se interessarem por fazer exercícios ao ar livre.

Destas atividades, a corrida está em destaque, pois, além de ser um exercício prático e barato, ajuda na redução daquelas gordurinhas indesejadas.

Quando incentivo as pessoas à prática da corrida, o que mais escuto é aquela velha frase: “NÃO CONSIGO CORRER NEM 2 MINUTOS”. A não ser que você seja o rei dos sedentários ou tenha algum problema de saúde que limite suas atividades, você é capaz!!!

Alguns cuidados são interessantes de serem tomados quando se inicia uma rotina de exercícios. Uma avaliação física, por exemplo. Em se tratando da corrida, uma avaliação para determinar o limiar anaeróbio (velocidade de corrida onde o metabolismo predominante é o aeróbio) é bem cabível.

Conhecendo sua velocidade de corrida, torna-se fácil a organização da sua planilha de treinamentos, onde com certeza em pouco tempo você verá grandes resultados.

O erro mais comum das pessoas que acham que não conseguem correr é utilizar uma velocidade acima de seu limiar anaeróbio.

POR EXEMPLO: a pessoa está acostumada a caminhar a 6,0km/h na esteira e de uma hora para outra resolve começar a correr. Está pessoa coloca a esteira a 10km/h e chega a conclusão de não consegue correr. Com certeza errou na velocidade!!

Outro fator importante é o psicológico. O organismo precisa de um período para entender que a pessoa está fazendo um exercício aeróbio e se equilibrar, o chamado steady-state, que é por volta de 10 minutos. Quando este equilíbrio chegar o exercício fica mais fácil e você talvez consiga correr 20 a 30 minutos ininterruptamente.

BONS TREINOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário