domingo, 17 de abril de 2011

ASPECTOS BIOENERGÉTICOS DE CORRIDAS DE 10 Km



Provas de 10 km têm seu percurso completado em ± 30 minutos. Facilmente caracterizaríamos essa prova com uma atividade aeróbia, pois, Weineck (2001) afirma que exercícios com tempos superiores a 8 minutos utilizam a via metabólica oxidativa e desconsidera a atuação do metabolismo anaeróbio.


Na verdade, concordando com os estudos de Billat (2001), é importante considerarmos o tempo em que o atleta permanece correndo acima de seu limiar anaeróbio. Neste sentido, perceberemos a relevância exercida pelo metabolismo anaeróbio lático para o sucesso da prova.


Os aspectos bioenergéticos de corridas de 10 km segundo Bompa (2001) mostram que o metabolismo aeróbio contribui para a demanda energética com cerca de 80%, enquanto que 15% advém do metabolismo anaeróbio lático e 5% do metabolismo alático. Ugrinowitsch (2004) traz sua contribuição afirmando que o VO2máx não é o único fator decisivo em provas de resistência.


A partir destas afirmações podemos concluir que na modalidade em questão, a resistência se manifesta de duas maneiras: aeróbia e anaerobiamente. Portanto para melhores resultados, é fundamental a organização do treinamento de maneira que se consiga trabalhar todas as variáveis necessárias para a otimização dos resultados. Exercícios intervalados e contínuos com intensidades supra-limiar são bem-vindos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário